O portfólio da Famiglia Veadrigo acaba de crescer. Uma nova linha de vinhos e espumantes marcados pelo potencial de guarda e qualidade diferenciada chegam para agradar o paladar de consumidores exigentes. Trata-se de um corte tinto de Merlot e Tannat, com uvas da Serra Gaúcha e a destacada safra 2021. Junto ao rótulo de castas tintas, também chega às prateleiras um espumante Champenoise, com corte Chardonnay e Pinot Noir. Completa o trio assinado pela enóloga Fabiane Veadrigo um vinho branco 100% Chardonnay, que será lançado em breve – está completando sua passagem por barrica de carvalho.
O ‘Le Donne’ traz em seu rótulo e também perfil de produto uma homenagem às mulheres da Famiglia Veadrigo. Quatro gerações que representam o empreendedorismo e a força feminina. “Nossa família tem a mulher como presença forte desde a bisavó Maria, que deu sequência à vinícola após muito jovem ficar viúva. Somos mulheres de personalidade, batalhadoras e homenageamos não apenas nossa família, mas todas as mulheres. Vinhos potentes para mulheres fortes”, valoriza a enóloga e agrônoma Fabiane Veadrigo.
A linha ‘Le Donne’ solidifica uma nova fase da Famiglia Veadrigo, com vinhos de atributos superiores, trazendo maturidade diante de uma tradição familiar de gerações na vitivinicultura. A linha tem apenas mil garrafas numeradas para venda e evidencia o potencial de guarda dos vinhos. “É uma proposta diferente da nossa produção até então de vinhos mais jovens e frutados. A linha ‘Le Donne’ chega com uma evolução muito nítida da vinícola”, complementa Fabiane.
Sobre os vinhos
O vinho fino tinto seco é safra 2021, num corte de 70% Merlot e 30% Tannat, com leve passagem por barrica americana e francesa. Intenso e persistente, tem potencial de guarda de oito anos, e harmoniza com carnes de longo cozimento como ossobuco, além de queijos intensos e churrasco com carnes mais gordurosas. Sua coloração é vermelho rubi e os aromas são de frutas negras, com destaque para ameixa, pimenta preta e mentolado. No paladar, é um vinho estruturado, com excelente volume em boca, persistente e de taninos macios presentes.
Já o espumante brut é resultado de um corte de Chardonnay e Pinot Noir, com uvas da Serra Gaúcha safra 2021 – assim como o tinto –, e potencial de guarda de quatro anos. É elaborado no método Champenoise, com 10 meses de autólise (fermentação na própria garrafa). Harmoniza com peixes, frutos do mar e queijos com média maturação graças a sua excelente cremosidade e volume de boca, resultantes do amadurecimento em contato com as leveduras. Sua coloração é amarelo dourada, límpida e brilhante, com perlage fina e persistente. Apresenta aroma complexo de frutas tropicais e leveduras com toque de amêndoas.
E por fim, o vinho fino branco seco, safra 2022, vinificado 100% com Chardonnay. O vinho está concluindo sua passagem por barricas e será lançado em breve.